Relógio de Ponto Biométrico Topdata

Relógio de ponto biométrico

relógio de ponto biométrico Inner Rep Plus é um equipamento para registro de ponto biométrico, homologado pelo Ministério do Trabalho de acordo com as regras da Portaria 1.510/2009 e aprovado pelo Inmetro. Desde 01 de março de 2011 é exigido pelo Ministério do Trabalho que, empresas que registram o ponto de seus funcionários de maneira eletrônica, utilizem relógios de ponto homologados. Além disso os relógios devem ser aprovados pelo INMETRO para garantir que registrem fielmente as marcações de ponto.

O Inner REP Plus imprime um comprovante para cada marcação de ponto dos funcionários, conforme determina o Ministério do Trabalho, oferecendo para sua empresa segurança jurídica e otimizando as rotinas de seu departamento de recursos humanos.

Para comprar um relógio de ponto biométrico com qualidade comprovada e pelo melhor preço procure a Topdata!

Quais as vantagens de um relógio de ponto biométrico?

  • Evita que o colaborador deixe de marcar o ponto devido a esquecimento ou extravio do cartão.
  • Evita empréstimos de cartão, gerando marcações fraudulentas, somente o próprio colaborador poderá marcar seu ponto.
  • Com o relogio de ponto biometrico, o processo de marcação será simples e intuitivo, basta o colaborador posicionar o dedo no leitor de impressão digital.
  • Caso a empresa queira usar apenas biometria, terá uma redução de custos com a aquisição de cartões para novos funcionários, ou  troca de cartões em caso de desgaste ou extravio.
  • Caso a empresa prefira manter o uso de cartões e crachás poderá aumentar a segurança, mantendo os crachás e agregando a leitura da impressão digital em um mesmo equipamento com os dois tipos de tecnologia de identificação do colaborador.

Como funciona um relógio de ponto biométrico?

A marcação de ponto no Inner REP Plus, segue os seguintes passos:

  1. O relogio de ponto biométrico identifica o trabalhador pela leitura da impressão digital ou por uma senha digitada no teclado;
  2. Registra a marcação de ponto na memória;
  3. Imprime o comprovante do trabalhador;
  4. Permite exportar marcação de ponto para tratamento através do software de controle de ponto.

O Ministério do Trabalho e Emprego fiscaliza os equipamentos para registro eletrônico de ponto, coletando as marcações registradas na memória do equipamento através de um pendrive, conectado à porta USB do relógio.

Antes de comprar relogio de ponto biométrico verifique se o mesmo foi aprovado pelo INMETRO.

A partir de abril de 2017 somente poderão ser fabricados no Brasil relogios de ponto biométrico aprovados pelo Inmetro. Ter a aprovação do INMETRO significa que o relógio de ponto biométrico que você usa segue as normas técnicas obrigatórias, que passou por testes e ensaios e que você tem um relógio de ponto que vai lhe oferecer segurança e integridade das marcações efetuadas no relógio, com a oferta dos seguintes recursos:

  • Todos os documentos fiscais são assinados digitalmente, evitando copias e falsificações, em especial no recibo do colaborador;
  • Comunicação criptografada impossibilita que um software não autorizado se comunique com o relógio de ponto;
  • Sistema de detecção, que  bloqueia o funcionamento do equipamento, caso haja tentativa de violação.

Relógio de ponto

relógio de ponto é um investimento essencial para as empresas, pois com ele é possível controlar a jornada de trabalho dos funcionários e reduzir custos com horas extras indevidas. Além disso, o uso do relógio de ponto traz segurança jurídica para a empresa, atendendo as normas do Ministério do Trabalho e evitando ações trabalhistas.

Quando o relógio de ponto é obrigatório?

Conforme a legislação, toda empresa com mais de 10 colaboradores deve utilizar o controle de ponto, esse controle pode ser manual, mecânico ou eletrônico:

  • Manual: É o sistema de anotação simples em um livro ponto;
  • Mecânico: É o sistema que imprime os horários em um cartão de ponto de papel conhecido como Relógio de ponto cartográfico;
  • Eletrônico: Conhecido também como relógio ponto digital ou ponto informatizado, são sistemas que fazem a identificação do usuário por meio de cartões, biometria ou teclado. Se a empresa optar por esta opção, deve utilizar um equipamento que cumpra as normas estabelecidas pelo MTE e pelo INMETRO. Clique e conheça nosso relógio de ponto eletrônico.

Existe ainda um controle de ponto alternativo que atende a portaria 373 do MTE, porém o mesmo só pode ser utilizado se for previsto em um acordo coletivo com o sindicato. Além disso existem requisitos mínimos para o sistema alternativo que devem ser seguidos. Antes de comprar o relógio de ponto pesquise se o acordo coletivo de sua empresa prevê o uso de soluções alternativas.

Se ainda está em dúvida sobre qual o modelo ideal para sua empresa, leia o artigo: Qual é o melhor relógio de ponto?

Benefícios do relógio de ponto

  • Aumenta a segurança tanto da empresa quanto do colaborador, protegendo de possíveis ações trabalhistas.
  • Reduz seus custos com atrasos e horas extras indevidas.
  • Mantém sua empresa cumprindo o que está previsto na legislação do país.
  • Permite muita praticidade na verificação das jornadas de trabalho.
  • Induz seus colaboradores a melhorias em pontualidade e resultados.

Legislação do ponto eletrônico

Em 2013, o Inmetro publicou a Portaria 595, estabelecendo alguns requisitos de segurança para o relógio de ponto digital. Esses requisitos tem o intuito de oferecer mais segurança aos registros de ponto e consequentemente, evitar as fraudes. Com isso foi determinado que a partir de  01 de abril de 2017 os fabricantes produzam apenas relógios de ponto aprovados pelo INMETRO.

Ao adquirir um relógio de ponto com o selo INMETRO, além da garantia que estará utilizando um equipamento que segue as normas técnicas especificadas, também haverá maior segurança jurídica e integridade das marcações efetuadas no relógio. Porém o selo do Inmetro atesta apenas que o produto está de acordo com as normas de sua categoria, mas não garante que todos os produtos possuam a mesma qualidade e eficiência.

Para atender às exigências do Inmetro, a Topdata lançou o Inner Rep Plus, que cumpre todos os requisitos da Portaria primando sempre pela qualidade e preço adequado ao seu orçamento.

No caso da utilização do REP, a empresa deve ficar atenta ao cumprimento de algumas regras estabelecidas pelo MTE, tais como:

– O REP deve emitir um comprovante impresso de cada registro efetuado.
– Não é permitido restringir o horário de marcação de ponto, nem realizar marcações automáticas.
– Não é possível alterar as marcações realizadas por seus colaboradores.
– O REP precisa ser homologado pelo Inmetro.

Para mais informações sobre a legislação clique aqui: Legislação do ponto eletrônico
E para ver as perguntas e respostas sobre a Portaria 1510: Perguntas e respostas sobre a Portaria 1510 do MTE.

Por que comprar um relógio de ponto Topdata?

Somos uma empresa com mais de 23 anos no mercado, com grande experiência na fabricação de relógios de ponto.

Oferecemos a solução ideal para sua empresa, desde o tradicional relógio ponto cartográfico para controle mecânico das marcações de seus funcionários, até o relógio de ponto biométrico com as mais modernas tecnologias e acima de tudo com qualidade que o cliente merece.

Se tiver dúvidas ao comparar as opções de relógio disponíveis no mercado, consulte essas dicas: Como comprar um relógio de ponto eletrônico.

Se deseja comprar um relógio de ponto com segurança e por um preço dentro do seu orçamento, procure pelos relógios Topdata.

Links Relacionados:

Relogio de ponto eletrônico
Controle de ponto de acordo com a Portaria 373 do MTE
Sistema para tratamento de ponto
Relogio ponto cartografico
Catraca biométrica